Home - Região - Freguesias - Santo Antão continua a ser venerado no desabitado povoado do Colcurinho
A aldeia de Colcurinho, na freguesia de Aldeia das Dez está desabitada há mais de meio século, mas o seu padroeiro – Santo Antão – continua a ser venerado pela comunidade vizinha de Chão Sobral.

Santo Antão continua a ser venerado no desabitado povoado do Colcurinho

Imagem vazia padrãoA festa terá lugar nos dias 19 e 20 de Janeiro e o convite é feito pela comissão de festas: “venha à aldeia do Colcurinho, mas não venha sozinho”.

Para além de prestar homenagem a Santo Antão, a comunidade de Chão Sobral pretende também recordar as memórias dos trabalhos agrícolas e pastoris indissociáveis da paisagem onde o extinto povoado se insere.

A festa começa às 08h00 de sábado, 19 de Janeiro, altura em que terão início os preparativos para a desmancha do porco e a preparação do almoço que será servido ao meio-dia. Ao início da tarde, pelas 14h30, terá lugar a celebração da missa seguida de leilão. Para o final da tarde está prevista a actuação dos Bombos de Zabumba que assegurarão a animação musical pela noite dentro. No domingo de manhã o convite é para praticar Paintball, seguindo-se o almoço.

No despovoado do Colcurinho, a capela de Santo Antão é o único edifício que permanece intacto e caiado de branco. O aglomerado de casas xistosas – a maioria pertença de populares de Chão Sobral – caminha para um avançado estado de degradação.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …