Home - Região - Freguesias - Adesão à Rede das Aldeias do Xisto já mexe em Aldeia das Dez

Adesão à Rede das Aldeias do Xisto já mexe em Aldeia das Dez

 

Aldeia das Dez já consta dos roteiros da Rede das Aldeias do Xisto. A adesão oficial da freguesia à ADXTUR aconteceu no passado dia 3 de maio e os efeitos práticos já são visíveis no terreno.

Tal como previsto no Plano de Aldeia elaborado pelo arquiteto municipal, Carlos Santos, o centro histórico da freguesia está a ser requalificado, por forma a se tornar mais adequado à realidade envolvente.

Em causa está um investimento de cerca de 165 mil euros, financiado em 50 por cento por fundos comunitários e que, a presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez espera que, possa vir a ser replicado nas restantes localidades da freguesia e seja extensível ao património edificado.

“Esperamos que seja possível lavar a cara de alguns monumentos e até habitações”, referiu Sónia Madeira em sessão pública de apresentação do projeto, onde verificou que a adesão à ADXTUR “está a ser uma mais valia para Aldeia das Dez”.

“Já há ruas com melhor aspeto”, constatou a autarca que, sem deixar de se revelar preocupada com a necessidade de preservação do Solar Pina Ferraz – “está a ruir e não temos meios para solucionar o problema”, frisou – manifestou a gratidão da junta que representa em relação à Câmara Municipal pelo facto de abraçar o projeto da Rede das Aldeias do Xisto. “Merecemos”, frisou Sónia Madeira, lembrando que Aldeia das Dez tem “turismo, localização geográfica e paisagens” para oferecer.

A integrar o grupo de 27 aldeias que forma a Rede das Aldeias do Xisto, Aldeia das Dez representa a abertura da porta Norte de um território a que a ADXTUR pretende chegar.

Tal só aconteceu, pelas mais valias da freguesia e que corresponderam aos critérios estabelecidos pela agência para novas admissões.

“Aldeia das Dez combina recursos e cumpre o objetivo de contribuir para a afirmação do projeto na região”, verificou o coordenador da Rede das Aldeias do Xisto que, também, valorizou o facto de existir população residente e de se tratar de um freguesia com valores patrimoniais susceptíveis de serem trabalhados.

Ainda que o projeto possa causar alguma apreensão entre populares que não associam Aldeia das Dez a uma aldeia de Xisto, Rui Simão lembra que “o Xisto serve de fenómeno agregador, que é cultural e económico”.

Segundo explicou o coordenador da Rede, para além dos trabalhos de requalificação, Aldeia das Dez vai beneficiar ainda de um plano de comunicação destinado à divulgação dos seus serviços turísticos, bem como de um plano de animação, que entre outros aspetos contempla a definição de roteiros turísticos e calendarização de eventos. Entre os objetivos está ainda a adaptação da casa do S a uma Loja das Aldeias do Xisto.

“Foi o meu executivo que tomou esta decisão, que vai marcar a diferença em relação a outras freguesias”

A adesão à Rede das Aldeias do Xisto é, para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, motivo de “honra e orgulho”, porque “é uma decisão que não vem de outros executivos”.

“Foi o meu executivo que tomou esta decisão, que vai marcar a diferença em relação a outras freguesias”, sustentou José Carlos Alexandrino, fazendo questão de sublinhar que o desafio foi lançado pela Câmara à ADXTUR logo após a tomada de posse do executivo que lidera.

Consciente das potencialidades da freguesia, o autarca sensibilizou a população para a importância que a adesão à Rede das Aldeias do Xisto representa para Aldeia das Dez e freguesias limítrofes. Alexandrino referiu-se em concreto às unidades turísticas que existem por todo o concelho e anunciou ainda a intenção de candidatar a praia de Alvôco de Várzeas às Praias do Xisto.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …