Home - Região - Adiber aprovou apoio de 1,6 milhões de euros para a Beira Serra

Adiber aprovou apoio de 1,6 milhões de euros para a Beira Serra

… destinados a novos projetos de investimento a concretizar nos concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua.

Na tomada de decisão, o GAL priorizou “o apoio a novos projetos que irão promover a diversificação e a qualificação da atividade económica da região, dinamizados por pequenos empresários locais que num momento de crise acreditam no futuro destes concelhos e pretendem aproveitar os seus factores distintivos como forma de vencerem em mercados cada vez mais competitivos”.

“Este é o reconhecimento da capacidade empreendedora e do espírito inovador inato aos agentes económicos da Beira Serra, que estão disponíveis para ajudar o país a ultrapassar as dificuldades que atravessa, sendo de salientar que através dos investimentos propostos está associado um investimento total de 2,8 milhões de euros, estando prevista a criação de mais de 50 novos postos de trabalho e a manutenção de cerca de 40 empregos, promovendo-se deste modo a coesão social da Região, através da fixação de população jovem e qualificada, atenuando os efeitos do seu acentuado nível de desertificação humana”, explica a ADIBER em comunicado.

A estrutura dirigida por Miguel Ventura adianta também que, a outro nível, foram ainda disponibilizados significativos meios para novos investimentos promovidos pelas IPSS e outras associações locais.

Com esta decisão, informa a ADIBER, os objetivos definidos na Estratégia Local de Desenvolvimento ficam mais próximos de serem atingidos, já que fica comprometida cerca de 90 por cento da sua programação financeira global que ascende a mais de 6,2 milhões de euros, no que representa um significativo contributo para a afirmação da Beira Serra como um Território competitivo, inovador e com qualidade de vida.

O GAL ADIBER / Beira Serra congratula-se ainda com o facto dos Promotores estarem a corresponder de forma muito positiva aos desafios propostos, na medida em que o Programa apresenta actualmente uma taxa de execução de 47 por cento, o que significa que já chegaram à economia real cerca de 3 milhões de euros.

Para o sucesso do Subprograma 3 do Proder na Beira Serra, Adiber destaca a excelente articulação mantida entre todos os parceiros que constituem o GAL, nomeadamente entre a Entidade Gestora e os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, que têm prestado um apoio permanente aos desenvolvimento dos projetos.

LEIA TAMBÉM

MAAVIM vai pedir ao ministro da Agricultura e à líder da CCDR Centro que coloquem lugar à disposição

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) deverá pedir amanhã …

CAULÉ – CAULÉ. Afinal o que é ? Autor: João Cruz

É uma espécie de euromilhões que devia sair por todos os associados mas que não …