Home - Sociedade - Confraria do Queijo Serra da Estrela entroniza Carlos Lopes e Hélio Loureiro

Confraria do Queijo Serra da Estrela entroniza Carlos Lopes e Hélio Loureiro

… conhecido por elaborar pratos sob a temática da Serra da Estrela, Hélio Loureiro, vão ser entronizados na Confraria do Queijo Serra da Estrela.

Tal como vem sendo habitual, a entronização de novos confrades vai, no dia 17 de março, ser o momento alto do 23º Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, realizado no âmbito da 21ª Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade.

O campeão olímpico, Carlos Lopes, e o chefe de cozinha, Hélio Loureiro, integram o grupo dos novos confrades de Mérito da Confraria que, um pouco por todo o lado, defende e promove a afamada iguaria, que é o Queijo Serra da Estrela.

A ligação de Carlos Lopes ao Queijo Serra da Estrela já foi tornada pública no ano passado, por ocasião do concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia” e no qual o campeão olímpico deu a cara, enquanto padrinho, ao lado do produto que acabou por ser eleito uma das sete maravilhas da gastronomia.

Chefe de cozinha, Hélio Loureiro, também é conhecido por, variadas vezes, elaborar diversos pratos com a temática Serra da Estrela, nomeadamente no programa Gostos e Sabores, com difusão semanal na RTP Informação e RTP Internacional.

A par de Carlos Lopes e Hélio Loureiro, mais nove confrades de Mérito e igual número de confrades efetivos serão integrados na Confraria do Queijo Serra da Estrela. A ADIBER e oito Câmaras Municipais que apoiaram a Confraria no âmbito da eleição do Queijo Serra da Estrela como uma das “7 Maravilhas da Gastronomia” integram o grupo dos confrades de Mérito.

Com a presença de representantes de algumas dezenas de confrarias de todos o país e de Espanha, o 23º capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela contará ainda com a comunicação “Distinto! Distingo-O! Como?”, da responsabilidade de Maria Eugénia Lemos, dedicada à dualidade entre o Queijo Serra da Estrela e o Queijo de Ovelha Curado. A iniciativa encerra com o tradicional banquete que terá lugar no espaço do Espíritos Club.

No decorrer da feira do Queijo que terá lugar no recinto da feira, a Confraria vai ainda protagonizar, ao longo da tarde de 17 de março, a tertúlia “Há conversa com o Queijo”, conduzida por Manuel Leal Freire e Francisco Antunes e onde não faltará a“Poesia Pastoril” de Manuel Leal Freire. Na ocasião, terá ainda lugar uma prova orientada de Queijo Serra da Estrela e apresentação ao vivo de ovinos e cães Serra da Estrela.

LEIA TAMBÉM

Homem fica em prisão preventiva por ameaçar companheira em Celorico da Beira

Um homem de 24 anos foi detido pela GNR, no concelho de Celorico da Beira, …

O provável regresso da neve, chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Guarda em alerta amarelo …