Home - Sociedade - Oliveira do Hospital inventaria estrangeiros para melhorar integração

Oliveira do Hospital inventaria estrangeiros para melhorar integração

A criação de um balcão de apoio ao estrangeiro e de um programa de aulas de português são algumas das medidas que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a ponderar, no sentido de proporcionar uma melhor integração da comunidade estrangeira naquilo que é o dia a dia do concelho.

Para o efeito, o executivo decidiu proceder à inventariação dos estrangeiros que adotaram Oliveira do Hospital para residir. Um trabalho que está a ser desenvolvido em parceria com as juntas de freguesia, que melhor conhecimento têm dos grupos de estrangeiros que, nos últimos anos, se foram radicando no concelho.

“Queremos reforçar a sua integração na comunidade e fazer com que se sintam oliveirenses”, explicou o vereador do Turismo na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, certo de que pela presença dos estrangeiros, na maioria holandeses e belgas, o concelho tem recebido a visita de muitos turistas oriundos daqueles países.

Números relativos aos visitantes que, em 2012, passaram pelo posto de turismo localizado na cidade, dão conta de um total de 13.693 visitantes – menos 586 do que em 2011 – , dos quais perto de três mil eram estrangeiros. Agosto e março foram os meses em que Oliveira do Hospital acolheu mais turistas portugueses, sendo que os estrangeiros afluíram em maior número em março e julho, com José Francisco Rolo a associar os números de março com a realização da Feira do Queijo. “Não encontro outra razão que não seja a Feira do Queijo, por ser um certame polarizador”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

A presença dos estrangeiros no concelho é do agrado daquele responsável que, pelas características que apresentam – “população muito qualificada e com poder de compra”, registou – é considerada uma mais valia. “São eles que animam a construção civil ao nível da construção e reconstrução dos edifícios”, afirmou, destacando igualmente projetos turísticos de elevada qualidade, promovidos por estrangeiros, e que são unidades de referência no concelho.

Tendo em conta as ligações com o exterior, o vereador do PSD na Câmara Municipal destacou a possibilidade de se “aproveitar” a comunidade estrangeira para “difundir e até exportar os nossos produtos endógenos”. “Seriam bons agentes de divulgação”, referiu Mário Alves.

LEIA TAMBÉM

Homem fica em prisão preventiva por ameaçar companheira em Celorico da Beira

Um homem de 24 anos foi detido pela GNR, no concelho de Celorico da Beira, …

O provável regresso da neve, chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Guarda em alerta amarelo …